

Lousa Interativa
Eletrônica

Mesa Digitalizadora no centro da sala de aua
A Sala do futuro é uma nova concepção de educação em rede, que permite o uso massivo de tecnologias e equipamentos móveis a serviço do ensino e da aprendizagem. Os alunos recebem os conteúdos de forma interdisciplinar, isto é, os saberes estão reunidos por projetos para que a aprendizagem faça sentido ao aluno: a História, a geografia, a química, a física, a biologia, a lituratura, a arte, a socialogia, a educação física, o cinema, a música, os experimentos científicos em sala de aula, a pesquisa científica, os trabalhos em grupo, o uso pedagógico do FACEBOOK NA SALA DE AULA, tudo precisa estar interligado, conectado, associado.
Os alunos sentam em grupos de seis, através de mesas hexagonais. Como a sala do futuro possui quatro lousas, podem acompanhar a aula de qualquer lousa. No centro da sala, uma mesa digitalizadora permite que os grupos de alunos realizem pesquisas na Internet, trazendo informações, figuras, fotos, vídeos sobre o assunto que está sendo abordado na sala de aula. Tudo é gravado nos tablets.
Nas novas práticas pedagógicas, o acesso a informação, pesquisa, colaboraçãoe trabalho em grupo são fundamentais, e, neste contexto o FACEBOOK é ambiente propício e profícuo para aprendizagens significativas.
Quatro lousas integradas permitem que os alunos tenham informações interdisciplinares o tempo todo. Dois ou mais professores, de disciplinas distintas, participam da aula, cada um colocando seu conteúdo disciplinar a serviço da atividade que está sendo realizada.
Se numa louca estão estudando células, noutra lousa, é mostrado fatores históricos e geográficos, noutra lousa, aspectos químicos, e noutra ainda, informações sobre os teóricos que deram nomes as partes da célula.
A possibilidade de salvar os conteúdos de sala de aula para posterior visualização pelo aluno é fundamental nas escolas contemporâneas. Um exemplo disso são as iniciativas do MIT e da OPEN UNIVERSICY, que gravam tudo e depois colocam no site para os alunos fazerem download.
Não há mais motivos para o aluno perder as informações que foram discutidas em sala de aula. É o chamado caderno do futuro digital.
A tecnologia permite integrar alunos de escolas diferentes, de idiomas diferentes, de costumes e práticas pedagógicas distintas. Assim os alunos possuem interlocuções com outras realidades, mas que estudam os mesmos conteúdos. Isso dá uma visão de mundo e de culturalidade espantosa.
É fundamental que os alunos tenham outros pareceres sobre a necessidade de estudar os conteúdos e como eles se relacionam com as disciplinas. A educação precisa fazer sentido.

Salvar todo o conteúdo das aulas é fundamental

Aulas a distância integra Instituições de Ensino
Sala do Futuro - Práticas Pedagógicas Interdisciplinares
A professora Mestra Simone Emer, Coordenadora do EAD da FSG - Faculdade da Serra Gaúcha, em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, dá seu depoimento da importância da Sala do Futuro para a nova educação em rede.
Mais do que tecnologias de ponta e equipamentos móveis a serviço da educação está um forte posicionamento metodológico que possa dar conta dessa interdisciplinaridade entre as tecnologias e os processos utilizados no ensino-aprendizagem.

Depoimento força o sentido da interdisciplinaridade entre tecnologias e metodologias

Como funcionam as lousas interativas na Sala do Futuro
Através de programas instalados nas lousas é possível comandar as outras lousas de maneira muito fácil. Veja nesta explicação do Professor Rodrigo enquanto administra sua aula.
O detalhe interessante dessa tecnologia é que tudo o que está sendo dito, escrito e explicado, está sendo gravado para posterior visualização do aluno. Através da metodologia criada por nós, essas e outras relações permitem potencializar o processo de ensino-aprendizagem.