Índice dos Cursos

INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO

Aprenda as inovaões pedagógicas para aplicação em sala de aula.

Cursos para formação de docentes e estudantes, melhorando processos de ensino e de aprendizagem.

BIOMECÂNICA

Conceitos Básicos de Biomecânica

Cursos destinados para profissionais e pesquisadores de laboratórios de pesquisa em equipamentos de medição do Movimento do corpo, cinesiologia e anatomia de uma maneira geral.

EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA

Aprendizagem sobre metodologias e tecnologias contemporâneas.

Cursos para docentes e estudantes, presenciais e a distância.

MARKETING DIGITAL

Cursos para quem deseja investir usando mídias

Cursos para profisisonais que desejam trabalhar com mídias e conhecer seus segredos para negócios vencedores.

MÍDIAS SOCIAIS

Aprendendo a utilizar as mídias de áudio e vídeo em suas atividades profisisonais.

Uso pedagógico das mídias sociais e suas implicações na melhoria de processos educacionais.

AGRONEGÓCIOS

Aprendizagem sobre sistemas, equipamentos e processos do campo.

Cursos para aproximar o homem do campo às tecnologias de comunicação e informação.

INFORMÁTICA E MANUTENÇÃO

Aprenda a consertar computadores e criar um ótimo negócio rentável.

Cursos ensinam profissionais a realizar manutenção em notes.

APRENDENDO MATEMÁTICA

Metodologias interdisciplinares para aprender Matemática

Nestes cursos será possível aprender matemática de diferentes técnicas e metodolgoias interdisciplinares.

Please reload

JORNALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO

O foco deste curso é o ensino dos gêneros e todas as suas variações, embora existam tantos tipos e características distintas dependendo do uso que se faça. Para entender melhor os tipos de gêneros é aconselhável que se classifique em quatro elementos distintos: instância enunciativa, instância discursiva, temática e o tipo de dispositivo. Portanto, os gêneros estão divididos em duas categorias: jornalismo informativo (nota, notícia, reportagem, entrevista) e jornalismo opinativo (editorial, comentário, artigo, resenha, coluna, crônica, caricatura, carta). Com o advento da Internet, esta classificação merece ser revista para que se possa incorporar outros estilos amplamente utilizados no meio virtual em sala de aula.

6 x R$ 22,00

006-A02

PROGRAMA DO CURSO E INFORMAÇÕES GERAIS

MÓDULO I:    Gêneros jornalísticos

   

Descrição do módulo: Neste módulo o participante irá aprender gêneros jornalísticos e uma quantidade muito grande de modalidades. Os principais tipos são: notas, notícias, boletim, reportagem, entrevista, comentário, editorial, crônica, radio jornal, documentário jornalístico, mesas-redondas, ou debates, programa policial, programa esportivo, divulgação tecnocientífica. Sua aplicação na sala de aula poderá representar mudanças radicais no ensino e na aprendizagem. Pesquisas científicas pedagógicas já indicam que os estudantes passam a estudar com mais afinco tendo em vista que a modalidade instiga o estudante a realizar pesquisas na Internet buscando as informações. Com esta metodologia o docente aprende como trabalhar pedagogicamente a jornalização obtendo resultados nas avaliações bem promissores. 

  Período de estudos deste módulo:   12h - 12 dias (equivalente a uma hora por dia)

  O que se espera do módulo:   docentes e estudantes aprendem como realizar a produção de conteúdos através da modalidade de gênero jornalístico.

RECURSOS

MÓDULO II:  Gênero educativo-cultural

   Descrição do módulo: Neste módulo o docente irá conhecer os tipos de gêneros educativos-culturais, tais como: programas instrucionais, audiobiográficos, documentários educativos-culturais e programas temáticos.  Após a exposição dos tipos, os docentes participantes deste curso deverão realizar as atividades práticas que incluem pesquisa na Internet com seus estudantes, trabalhos em grupo, construção dos conteúdos e roteiros para gravação dos áudios e vídeos, entrevistas com outros docentes na escola ou universidade. As atividades deverão resultar num vídeo final contendo os tipos de gêneros educativos-culturais. A gravação deve ser realizada com o próprio grupo de estudantes e eles deverão aparecer na gravação, pois parte da avaliação deles é estudar suas próprias imagens, expressões e reflexões sobre suas falas.

  Período de estudos deste módulo:  8h  - 8 dias (equivalente a uma hora por dia)

  O que se espera do módulo:  docentes e estudantes aprendem como realizar a produção de conteúdos através da modalidade de gênero educativo-cultural.

RECURSOS

MÓDULO III:  Gênero de entretenimento

   Descrição do módulo: Neste módulo o docente irá conhecer os tipos de gêneros de entretenimento, tais como: programas musicais, programação musical, programas ficcionais, programete artístico, evento artístico e programa interativo de entretenimento.  Após a exposição dos tipos, os docentes participantes deste curso deverão realizar as atividades práticas que incluem pesquisa na Internet com seus estudantes, trabalhos em grupo, construção dos conteúdos e roteiros para gravação dos áudios e vídeos, entrevistas com outros docentes na escola ou universidade. As atividades deverão resultar num vídeo final contendo os tipos de gêneros educativos-culturais. A gravação deve ser realizada com o próprio grupo de estudantes e eles deverão aparecer na gravação, pois parte da avaliação deles é estudar suas próprias imagens, expressões e reflexões sobre suas falas.

   

Período de estudos deste módulo:   3h - 3 dias (equivalente a uma hora por dia)

  O que se espera do módulo:   docentes e estudantes aprendem como realizar a produção de conteúdos através da modalidade de gênero de entretenimento.

RECURSOS

MÓDULO IV:  Gênero publicitário

   Descrição do módulo: Neste módulo o docente irá conhecer os tipos de gêneros publicitários, tais como: spots, jingles, testemunhal e peças de promoção.  Após a exposição dos tipos, os docentes participantes deste curso deverão realizar as atividades práticas que incluem pesquisa na Internet com seus estudantes, trabalhos em grupo, construção dos conteúdos e roteiros para gravação dos áudios e vídeos, entrevistas com outros docentes na escola ou universidade. As atividades deverão resultar num vídeo final contendo os tipos de gêneros educativos-culturais. A gravação deve ser realizada com o próprio grupo de estudantes e eles deverão aparecer na gravação, pois parte da avaliação deles é estudar suas próprias imagens, expressões e reflexões sobre suas falas. 

   Período de estudos deste módulo:   3h - 3 dias (equivalente a uma hora por dia)

  O que se espera do módulo:   docentes e estudantes aprendem como realizar a produção de conteúdos através da modalidade de gênero publicitário.

RECURSOS

MÓDULO V:  Gênero propagandístico

   Descrição do módulo: Neste módulo o docente irá conhecer os tipos de gêneros propagandísticos, tais como: peça radiofônica de ação pública, programas eleitorais e programas religiosos.  Após a exposição dos tipos, os docentes participantes deste curso deverão realizar as atividades práticas que incluem pesquisa na Internet com seus estudantes, trabalhos em grupo, construção dos conteúdos e roteiros para gravação dos áudios e vídeos, entrevistas com outros docentes na escola ou universidade. As atividades deverão resultar num vídeo final contendo os tipos de gêneros educativos-culturais. A gravação deve ser realizada com o próprio grupo de estudantes e eles deverão aparecer na gravação, pois parte da avaliação deles é estudar suas próprias imagens, expressões e reflexões sobre suas falas. 

   Período de estudos deste módulo:   8h - 8 dias (equivalente a uma hora por dia)

  O que se espera do módulo:   docentes e estudantes aprendem como realizar a produção de conteúdos através da modalidade de gênero propagandístico.

RECURSOS

MÓDULO VI: Gênero de serviço e especial

   Descrição do módulo: Neste módulo o docente irá conhecer os tipos de gêneros de serviço e especiais, tais como: notas de utilidade pública, programete de serviço e programa de serviço. No gênero especial, temos: programa infantil, programa de variedades.  Após a exposição dos tipos, os docentes participantes deste curso deverão realizar as atividades práticas que incluem pesquisa na Internet com seus estudantes, trabalhos em grupo, construção dos conteúdos e roteiros para gravação dos áudios e vídeos, entrevistas com outros docentes na escola ou universidade. As atividades deverão resultar num vídeo final contendo os tipos de gêneros educativos-culturais. A gravação deve ser realizada com o próprio grupo de estudantes e eles deverão aparecer na gravação, pois parte da avaliação deles é estudar suas próprias imagens, expressões e reflexões sobre suas falas. 

   Período de estudos deste módulo:   6h - 6 dias (equivalente a uma hora por dia)

  O que se espera do módulo:  docentes e estudantes aprendem como realizar a produção de conteúdos através da modalidade de gênero de serviço e especial.

RECURSOS

INFORMAÇÕES GERAIS

  DURAÇÃO:    40 horas                                MODALIDADE:    a distância

  AVALIAÇÃO:   instrumentos de coleta de informações de cada módulo / instrumento de avaliação final do curso. Questionários para perceber como os participantes introjetaram tais conceitos e práticas pedagógicas.

   TUTORIA:    via mensagem enviada pelo participante do curso

  RECURSOS PLANEJADOS:  

                        esta figura mostra que o módulo poderá possuir textos em PDF, que deverão

                          ser baixados para o computador do participante e lidos com muita atenção.

               

                          esta figura mostra que o módulo poderá possuir arquivos de apresentação                                        no Power Point. Os arquivos PPTs serão disponibilizados no formato PDF.

                          esta figura mostra que o módulo poderá possuir arquivos de Excel com tabelas                                 para acrescentar ao curso melhor apresentação de tabelas com cálculos.

                          esta figura mostra que o módulo poderá possuir arquivos contendo gráficos do                                Excel.

                         esta figura mostra que o módulo possui arquivos do Word. Normalmente as                                       avaliações e questionários são apresentados neste tipo de arquivo.

                         O participante do curso deverá baixar, e responder o seu conteúdo e enviar para

                          o PORTAL EAD BRASIL via tutoria (email) no prazo estipulado or cada módulo.

                        Posição em que o participante encontra-se - a qualquer momento do curso

                     

                     Calendário do Curso - Previsão da data de início e de término do curso

                     

                     Help Online - Ajuda ao participante a respeito de todos os recursos

 

                    E-mail a ser enviado para a Tutoria em caso de dúvidas

                     Sugestões de links a serem pesquisados pelo participante

                    Opção de caixa de texto para ser digitado pelo participante

  CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO:  Será enviado ao participante após a realização de todas as tarefas e atividades propostas. O Certificado será enviado duas semanas após o término do curso.

   FORMA DE PAGAMENTO:  Boleto será emitido conforme modalidade escolhida.

  À VISTA:  Boleto relativo ao total do curso emitido com data de vencimento de dois dias úteis a ser pago em qualquer banco no território nacional.

  Á PRAZO: Boleto da primeira parcela emitido com data de vencimento de dois dias úteis a ser pago em qualquer banco no território nacional. Data de vencimento das parcelas seguintes, sempre no dia 5 de cada mês subsequente.

  NOTA FISCAL: Será enviado ao participante após a última parcela paga.

  CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS:  Será enviado ao participante que deverá assinar em duas vias, digitalizar e enviar por e-mail para portaleadbrasil@gmail.com

  Observações: Demais dúvidas podem ser sanadas através de email portaleadbrasil@gmail.com

DÚVIDAS

Antes de perguntar ao PORTAL EAD BRASIL, veja se suas dúvidas estão listadas no FAQ

Dúvidas Frequentes